quinta-feira, outubro 02, 2008

de uma vez por todas, o que é stand up


O STAND UP AMERICANO TEM SUAS RAIZES EM VARIADAS TRADIÇÕES DO ENTRETENIMENTO POPOLAR NO FINAL DO SECULO 19, INDO DO VAUDEVILLE E MONOLOGOS HUMORISTICOS (COM MARK TWAIN COMO UM MESTRE NOTAVEL) AO TEATRO YIDDISH E NUMEROS COMICOS CIRCENSES
A MAIORIA DOS COMEDIANTES ERA MERAMENTE VISTA COMO “CONTADORES DE PIADA” QUE ESQUENTAVAM A PLATEIA COMO UM NUMERO DE ABERTURA, OU MANTINHAM A PLATEIA ENTRETIDA DURANTE OS INTERVALOS...SER UM COMEDIANTE ERA CONSIDERADO UM DEGRAU PARA UMA CARREIRA VERDADEIRA NO SHOW BUSINESS
As piadas eram levemente sugestivas e muitas baseadas em temas comicamente óbvios, como falar sobre a sogra ou humor étnico.
Humor pesado, ou a comedia que era considerada indecente, era popular em muitos clubes noturnos,mas trabalhar com esse conteudo limitava muito a chance de um sucesso legitimo.

OS PAIS DA COMEDIA STAND UP ERAM OS MESTRES DE CERIMONIA, COMO ERAM CHAMADOS, NA EPOCA DE OURO DO RADIO. JACK BENNY, FRED ALLEM E BOB HOPE VIERAM DO VAUDEVILLE E GERALMENTE ABRIAM SEUS PROGRAMAS COM MONOLOGOS OU NUMEROS COMICOS


Os topicos se caracterizavam por improvisações e discussões sobre qualquer coisa, desde os últimos filmes até um aniversario esquecido...
Os programas geralmente se dividiam entre o monologo de abertura, números musicais, seguido de quadros ou uma historinha...Os convidados eram variados e incluíam outros comendiantes do radio da época, como Burns and Allen.
No caso de Benny e Fred Alllen, uma “briga” entre os dois comediantes foi usada como material cômico por quase uma década..


NO ENTANTO, COMEÇANDO NOS FINAL DOS ANOS 50 E PELA DECADA DE 60, UMA NOVA GERAÇÃO DE COMEDIANTES AMERICANO COMEÇOU A EXPLORAR TOPICOS PLITICOS, RELAÇÕES RACIAIS E HUMOR SEXUAL.
STAND UP COMEDY MUDOU DAS PIADAS RAPIDAS E TIRADAS PARA MONOLOGOS, GERALMENTE COM HUMOR SOMBRIO E SATIRAS



LENNY BRUCE TORNOU-SE PARTICULARMENTE INFLUENTE EM AVANÇAR OS LIMITES DO QUE ERA CONSIDERADO ENTRETENIMENTO ACEITAVEL, EMBORA ENTRE OS COMEDIANTES ESSES “AVANÇOS” JÁ OCOORIAM NO VAUDEVILLE, NUMA TRADICIONAL PIADA CHAMADO “THE ARISTOCRATS” QUE OS COMEDIANTES SO USAVAM ENTRE ELES MESMOS...COMEDIANTES NEGROS COMO REDD FOXX,SEMPRE RELEGADO A REVISTAS SEGREGACIONISTAS, TAMBÉM COMEÇARARM A SE APRESENTAR PARA AUDIENCIAS BRANCAS POR ESSA EPOCA...

Stand Up Comedy explodiu durante os anos 70, com muitos artistas virando grandes estrelas, baseado nas suas performances como comediantes stand up..O Stand up se expandiu de clubes noturnos e teatros para grandes concertos em estádios esportivos.
Richard Pryor e George Carlin seguiram o estilo de Lenny Bruce e se transformaram em icones da contracultura.Steve Martin e Bill Cosby tiveram nível similar de sucessos com números mais suaves.
O velho estilo de stand up comedy foi mantido vivo por Rodney Dangerfield e Buddy Hackett, que aproveitaram um renascimento em suas carreiras.
Programas como Saturday Night Live e The Tonight Show lançaram carreiras de outras tantas estrelas de Stand Up.

A grande popularidade do stand up levou a uma explosão de locais pra comedia, tanto para os comediantes locais ccomo para os comediantes em Turnê por varias cidades.
Muitas estrelas do Stand Up obtiveram grandes contratos com a televisão, e astros do cinema, como Robin Willians, Eddie Murphy e Billy Crystal testam seus números em aparições de stand up comedy.
Com a advento da HBO ( que pode apresentar os comediantes sem censura) e outros canais a cabo como Comedy Central contribuíram para o boom do stand up comedy.

Por volta de 1990 o excesso de comedia Stand Up levou ao seu declino com a inundação no mercado de comediantes considerados medíocres. No entanto comediantes conhecidos ainda dominavam as bilheterias mais altas, e os novos artistas se apresentavam em lugares menores para se estabelecerem...

Com o novo seculo, comedia teve um grande ressurgimento, graças ao surgimento de novos meios, como internet e canais de tv como o Comedy Central.
Esse renascimento ocorreu no mundo da comedia, com novos e jovens cômicos – muitos entre as idades de 15 e 29 – que encontraram seu caminho para o palco, evoluindo essa forma de arte para uma nova direção.

Apesar de muitos dos grandes clubes através do pais, Nova York e ainda considerada por muitos, como o coração da cpomedia stand up, com muitos dos jovens astros ascendentes assim como os mais renomados comediantes testando seu material no Comedy Cellar quando não estão em turnê. Caroline´s na Broadway é considerado como um dos principais clubes da pais para grandes estrelas, com performances que incluem Andrew Dice Clay, Bill Hicks, Colin Quinn, Gilbert Gottfried. Mitch Hedberg, Jery Seinfeld e muitos outros.

Los Angeles e outro grande mercado para stand up comedy sendo a casa da maior parte da industria americana do entretenimento, assim como proporciona aos comediantes stand up um “braço” para a televisão e cinema. A cena cômica de Los Angeles constantemente apresenta mutos dos melhores cômicos do mundo apresentando-se em grandes casas, como The Laugh Factory, o Improv de Hollywood e o Comedy Store. Figuras proeminentes da comedia de Los Angeles incluem Dane Cook, Kathy Griffin, Don Irrera, Jay Leno e muitos outros.


Fora dos Estados Unidos há um crescimento na cena cômica no Canadá. Ingaterra, Irlanda e Paises Baixos e agora no Brasil, como o Clube da Comedia Stand Up

14 comentários:

Anônimo disse...

Meu sonho sempre foi ser uma stand up comedian, sempre gostei de Ari Toledo e Juca Chaves, quando apareceu a tv a cabo me apaixonei pelo Seinfeld e pelo Chris Rock.
Os especiais da HBO são ótimos, e a internet me ajudou a conhecer coisas que dificilmente conheceria em outras ocasiões.
Infelizmente não sou engraçada, então sigo admirando quem o é, como é seu caso.
Parabéns!

Carlos disse...

Vc eh muito engraçado, caro Mansfield. Fiz uma pequena participação num Open MIc, no RJ. Unica apresentação da minha vida e foi uma catarse bem interessante. Mas não tive coragem se aceitar outros convites da trupe. Se puder ver e me dar alguma dica, agradeceria. Um abraço.

http://br.youtube.com/watch?v=oEr6pYRyfIA

you're no fun any more disse...

chega de geral confundir sketch com stand up.
see ya.
you're no fun any more.

Anônimo disse...

relamente o brasil tah muito bom de comediantes stand up!
Espero um dia ser também!!!

Anônimo disse...

Depois dessa aula, prometo não mais perguntar em entrevista alguma, "o que é stand up", rs

Anônimo disse...

Olá,



Antes de tudo, parabéns pelo CQC. Não estou agradecendo como 97% da galera que adora o programa. Agradeço por um motivo mais, digamos, egoísta...

É que vi no CQC uma oportunidade única de mostrar meu trabalho.... pois é...

Antes de vc que está lendo e filtrando as toneladas de email que chegam diariamente já me delete, eu realmente peço mais 3 parágrafos de paciência.

Resumindo: sou arquiteto e escritor. Amo as duas coisas, mas nenhum desses pseudo-talentos passa perto do que eu realmente acho que vim fazer nesse mundo. E aí que entra o CQC; e como esse email é minha única cartada, nao vou perder tempo em modéstias. Eu nasci pra comunicar; em amplo sentido. Nasci pra me fazer ser ouvido,e mais que isso: pra fazer as pessoas pensarem e rirem (o que é um método bem interessante e eficaz de fixar uma teoria ou um questionamento sério numa massa).

Bem, pra isso, o tempo me fez aperfeiçoar alguns mecanismos... Todos eles baseados numa "aptidão" que eu reconheci em mim: improvisar... Arrumar tiradas instatâneas e engraçadas... ser irônico e sarcástico (aliás agradeço a deus todos os dias pelo dom do sarcasmo), formular teorias novas (nao necessariamente válidas, mas mesmo assim novas, que ao menos fazem pensar), e assim por diante.

Acho essa a tônica do programa, então sem mais rodeios, eu quero uma chance de mostrar o que posso fazer. Pode ser um teste, uma sabatina, uma simulação de um quadro qualquer, etc... Qualquer coisa que exija rapidez de raciocínio e improviso, pq é isso que eu vou mostrar lá. Depois vemos como tudo fica. Posso ser odiado em 4 minutos, mas ao menos eu meti a cara. Isso quase nao importa agora. O que importa é a chance. Apenas uma.

Então peço a vc que chegou ao fim desse email, duas coisas: leia o meu blog e veja o tipo de humor que faço, e encaminhe esse pequeno manifesto petulante diretamente pro Marcelo, pra ele decidir se vai dar chance a um louco desconhecido que enviou o email mais cara de pau do ano...

É isso. Desde já agradeço e, principalmente: confio.

Nicole Prestes disse...

Realmente já cansou a pergunta: "O que é Stand-Up?".
E podem falar o que quiserem, mais para mim você é o mais que o pioneiro do Stand-Up no Brasil, é o Rei!
Parabéns Mansfield!


Ps¹: Quando vi o NOCAUTE aqui em Americana/sp, sai com dor na mandíbula de tanto rir, sério!

Ps²: Desculpe-me a pergunta, mas o que você tem a ver com o CQC, a não ser a amizade e companherismo com o Rafinha e o Oscar? (Pergunta por causa do comentário acima).

Unknown disse...

Stand Up nada mais é que a segunda melhor maneira de dar risada no mundo.
A primeira continua sendo o Super Pop!!!
Sensacional sua participação no Comédia na Cara semana passada.
Parabéns

antônimo. disse...

interessante as informações!
só conheci seu trabalho no terça insana mesmo, mas tudo muito bom. vou conferir o blog para conhecer mais!

sucesso.

Unknown disse...

stand up comedian é otima.
Marcelo, te vi aqui em Manaus no aeroporto,haha não tive bolas para comprimenta-lo,infelizmente não pude ir ao "Nocaute" porque pensei que eram dois dias e acabei perdendo.
Enfim, teus trabalhos são os melhores.
Não sou a única a achar isto.

=)

Anônimo disse...

Oi Marcelo!!

Quando o NOCAUTE vem ao Nordeste (mais especificamente para Pernambuco - Recife)??? Precisamos de vc aqui!!!

Abraços e sucesso (mais!!!)

Michele disse...

Bom, não vim pedir um emprego, mas agradecer porque Stand-Up é muito foda...e vc com certeza é um dos grandes responsáveis no Brasil!
Parabéns.

♥ ♥ ♥ ♥ AnnaH♥ ♥ ♥ ♥ disse...

aiii eu amo essa pessoa da foto marcelo...

é o rafinha num é??

atualmente apresenta o CQC da rede bandeirantes de TV,adoro o rafa de verdade...

mudando de assunto,marcelo sabe aonde eu vii vc??num clipe do nx zero,era vc mesmo??

abraços!!!

Fabinho Castro disse...

Marcelo,
estou p da vida... abri um desses jornais que lemos aqui no Estado de São Paulo e me deparei com uma noticia bombastica, primeira página em destaque "Aluguel emHong Kong mais barato custo U$150,00" e daí? quem abre um jornal desses a procura de apto em Hong Kong? o Jackie Chan? que merd...