domingo, dezembro 28, 2008
As Mulheres do Brasil e suas frases pitorescas
Sempre tive vontade de viajar para Nova York, afinal eu sempre quis conhecer a Europa. "
Carla Perez.........
"Eu posso ser desligada, mas burra, nunca! Falo francês, italiano, alemão, espanhol e inglês. Deixe-me ver, porque não sei contar muito bem: são uma, duas, três... são cinco línguas!
Luciana Gimenes.......
"Quero ser atriz de musical. Só assisti a uma peça do gênero, Chicago, mas adorei. "
Obs.: Mostrando total despreparo para a nova carreira, em entrevista à Veja, janeiro de 2005.
Sheila Mello.........
"Vão todas Pra Puta que as pariu"
Dercy Gonçalves............
na foto, OSCAR FILHO em um cena dos CRETINOS
quinta-feira, dezembro 11, 2008
Mestre Ponte Preta
Como sera que seria se o Stanislau ponte preta estivesse entre nós, standaperos?? o cara era um genio....e falava muita merda...e so ver aqui ao lado.....
E na minha humilde opinião, a melhor é:"Quem não tem quiabo, não oferece caruru".
Olha só quanta pornografia disfarçada por traz de um joguinho de palavras...
Grande Mestre............................
quinta-feira, outubro 02, 2008
de uma vez por todas, o que é stand up
O STAND UP AMERICANO TEM SUAS RAIZES EM VARIADAS TRADIÇÕES DO ENTRETENIMENTO POPOLAR NO FINAL DO SECULO 19, INDO DO VAUDEVILLE E MONOLOGOS HUMORISTICOS (COM MARK TWAIN COMO UM MESTRE NOTAVEL) AO TEATRO YIDDISH E NUMEROS COMICOS CIRCENSES
A MAIORIA DOS COMEDIANTES ERA MERAMENTE VISTA COMO “CONTADORES DE PIADA” QUE ESQUENTAVAM A PLATEIA COMO UM NUMERO DE ABERTURA, OU MANTINHAM A PLATEIA ENTRETIDA DURANTE OS INTERVALOS...SER UM COMEDIANTE ERA CONSIDERADO UM DEGRAU PARA UMA CARREIRA VERDADEIRA NO SHOW BUSINESS
As piadas eram levemente sugestivas e muitas baseadas em temas comicamente óbvios, como falar sobre a sogra ou humor étnico.
Humor pesado, ou a comedia que era considerada indecente, era popular em muitos clubes noturnos,mas trabalhar com esse conteudo limitava muito a chance de um sucesso legitimo.
OS PAIS DA COMEDIA STAND UP ERAM OS MESTRES DE CERIMONIA, COMO ERAM CHAMADOS, NA EPOCA DE OURO DO RADIO. JACK BENNY, FRED ALLEM E BOB HOPE VIERAM DO VAUDEVILLE E GERALMENTE ABRIAM SEUS PROGRAMAS COM MONOLOGOS OU NUMEROS COMICOS
Os topicos se caracterizavam por improvisações e discussões sobre qualquer coisa, desde os últimos filmes até um aniversario esquecido...
Os programas geralmente se dividiam entre o monologo de abertura, números musicais, seguido de quadros ou uma historinha...Os convidados eram variados e incluíam outros comendiantes do radio da época, como Burns and Allen.
No caso de Benny e Fred Alllen, uma “briga” entre os dois comediantes foi usada como material cômico por quase uma década..
NO ENTANTO, COMEÇANDO NOS FINAL DOS ANOS 50 E PELA DECADA DE 60, UMA NOVA GERAÇÃO DE COMEDIANTES AMERICANO COMEÇOU A EXPLORAR TOPICOS PLITICOS, RELAÇÕES RACIAIS E HUMOR SEXUAL.
STAND UP COMEDY MUDOU DAS PIADAS RAPIDAS E TIRADAS PARA MONOLOGOS, GERALMENTE COM HUMOR SOMBRIO E SATIRAS
LENNY BRUCE TORNOU-SE PARTICULARMENTE INFLUENTE EM AVANÇAR OS LIMITES DO QUE ERA CONSIDERADO ENTRETENIMENTO ACEITAVEL, EMBORA ENTRE OS COMEDIANTES ESSES “AVANÇOS” JÁ OCOORIAM NO VAUDEVILLE, NUMA TRADICIONAL PIADA CHAMADO “THE ARISTOCRATS” QUE OS COMEDIANTES SO USAVAM ENTRE ELES MESMOS...COMEDIANTES NEGROS COMO REDD FOXX,SEMPRE RELEGADO A REVISTAS SEGREGACIONISTAS, TAMBÉM COMEÇARARM A SE APRESENTAR PARA AUDIENCIAS BRANCAS POR ESSA EPOCA...
Stand Up Comedy explodiu durante os anos 70, com muitos artistas virando grandes estrelas, baseado nas suas performances como comediantes stand up..O Stand up se expandiu de clubes noturnos e teatros para grandes concertos em estádios esportivos.
Richard Pryor e George Carlin seguiram o estilo de Lenny Bruce e se transformaram em icones da contracultura.Steve Martin e Bill Cosby tiveram nível similar de sucessos com números mais suaves.
O velho estilo de stand up comedy foi mantido vivo por Rodney Dangerfield e Buddy Hackett, que aproveitaram um renascimento em suas carreiras.
Programas como Saturday Night Live e The Tonight Show lançaram carreiras de outras tantas estrelas de Stand Up.
A grande popularidade do stand up levou a uma explosão de locais pra comedia, tanto para os comediantes locais ccomo para os comediantes em Turnê por varias cidades.
Muitas estrelas do Stand Up obtiveram grandes contratos com a televisão, e astros do cinema, como Robin Willians, Eddie Murphy e Billy Crystal testam seus números em aparições de stand up comedy.
Com a advento da HBO ( que pode apresentar os comediantes sem censura) e outros canais a cabo como Comedy Central contribuíram para o boom do stand up comedy.
Por volta de 1990 o excesso de comedia Stand Up levou ao seu declino com a inundação no mercado de comediantes considerados medíocres. No entanto comediantes conhecidos ainda dominavam as bilheterias mais altas, e os novos artistas se apresentavam em lugares menores para se estabelecerem...
Com o novo seculo, comedia teve um grande ressurgimento, graças ao surgimento de novos meios, como internet e canais de tv como o Comedy Central.
Esse renascimento ocorreu no mundo da comedia, com novos e jovens cômicos – muitos entre as idades de 15 e 29 – que encontraram seu caminho para o palco, evoluindo essa forma de arte para uma nova direção.
Apesar de muitos dos grandes clubes através do pais, Nova York e ainda considerada por muitos, como o coração da cpomedia stand up, com muitos dos jovens astros ascendentes assim como os mais renomados comediantes testando seu material no Comedy Cellar quando não estão em turnê. Caroline´s na Broadway é considerado como um dos principais clubes da pais para grandes estrelas, com performances que incluem Andrew Dice Clay, Bill Hicks, Colin Quinn, Gilbert Gottfried. Mitch Hedberg, Jery Seinfeld e muitos outros.
Los Angeles e outro grande mercado para stand up comedy sendo a casa da maior parte da industria americana do entretenimento, assim como proporciona aos comediantes stand up um “braço” para a televisão e cinema. A cena cômica de Los Angeles constantemente apresenta mutos dos melhores cômicos do mundo apresentando-se em grandes casas, como The Laugh Factory, o Improv de Hollywood e o Comedy Store. Figuras proeminentes da comedia de Los Angeles incluem Dane Cook, Kathy Griffin, Don Irrera, Jay Leno e muitos outros.
Fora dos Estados Unidos há um crescimento na cena cômica no Canadá. Ingaterra, Irlanda e Paises Baixos e agora no Brasil, como o Clube da Comedia Stand Up
sábado, setembro 06, 2008
amigo indiscreto ( do Livro "MERRECA XMAS"
01 de dezembro...08:45 da manhã...parado entre a Juscelino e a Berrini por causa do transito...toca o celular...pessoal do detran na minha frente...nem pensar em atender.
Logo aparece o ícone de recado....sigo em frente...quando consigo parar o carro, dou uma checada no celular...é minha mulher...o recado: “liguei por escritório, você não tava, liguei no celular, você não atendeu...aonde você está heim???”...assim que chego na minha sala eu ligo pra ela: “Bem, a hora que você ligou eu estava na frente da policia..não pude atender”...e ela “ Hum, hum...eu vou fingir que eu acredito....até parece”...fico frio como um pepino gelado...eu sei que começo de mes não é o dia de brigar com minha mulher...na porta vem o Anderson com um saquinho de veludo, todo animado...”Quer tirar seu amigo secreto?”
Penso, disfarço, tomo mais um gole de café, e acabo concordando...afinal eu sou dos mais velhos na empresa...preciso dar o exemplo de “companheirismo” que nosso diretor sempre incentivou, mas nunca compartilhou....
Tiro a secretaria do diretor de manutenção...não tenho a menor idéia de quem seja...ela trabalha na filial de Guarulhos, bem longe da matriz, na Berrini...e uma montanha de papelada em cima da minha mesa...três ligações penduradas...meu assistente vai ter que fazer esse social pra mim...mando ele saber tudo sobre a minha amiga secreta...não quero parecer arrogante, vou dar o exemplo de atenção e cordialidade...
Almoço...já??? Nossa como essa manhã passou depressa!!! “ Dorival” grito pro meu assistente
“Vou sair pra almoçar, e corro depois pra Paulista pra duas reuniões... se for urgente liga pra um dos meus celulares, senão for nada muito importante, prefiro que você deixe recado em casa, na secretaria eletrônica, ou pede pra minha mulher anotar o recado.
Saio correndo, e faço uma anotação mental pra não esquecer de comprar um presente por Dorival nesse natal...nossa, que sorte a minha ter um assistente como ele, tão eficiente...
Passo pertinho de dois shoppings...parece corredor polonês com tanta gente indo fazer compras.
Sigo em frente...me ligam da Paulista...o pessoal de Curitiba chega as 16:00hs...como correndo um sanduíche, e me prometo que essa noite vou levar minha mulher pra jantar...algum lugar bonito, elegante, como ela gosta...como ela é...namorar um pouco...relaxar com a mulher que eu amo depois de um dia daqueles....
Ufa...nem acredito que o dia ta chegando ao fim...ligo pro escritório: “ Alguma pendência, Dorival”
“Não” responde ele sempre solicito...”Deixei na sua secretaria eletrônica as informações que o voce pediu...”Que informações” pergunto eu meio sem saber do que se trata.. “Sobre sua amiga secreta”...Cai a ficha...”Obrigado...amanhã a gente se vê”.
Entro na garagem do prédio...aceno por porteiro da noite...no elevador, penso naquele restaurante francês, simples, mas delicioso perto do Itaim...entro em casa...tudo apagado...melhor da tempo de dar uma cochilada antes de sair...
Pego no sono, durmo mesmo, até 10, 11 da noite..quando acordo percebo que minha mulher ainda não esta em casa...fico preocupado, e ligo pro celular dela...barulhão, movimento de gente andando, alto-falante aos berros...”Aonde você está???” pergunto meio confuso “ No aeroporto, seu, seu...” ouço o choro dela do outro lado..contido no começo, depois mais alto...” O que houve”
“Você sabe muito bem, seu crápula, cafajeste, idiota...eu nunca deveria ter me casado com você...”
Não entendia nada..de onde apareceu essa bronca??? “ eu ia te levar pra jantar naquele francês quem você gosta, e você fica ai brigando comigo sem motivo!”
“Sem motivo – berra ela do outro lado - sem motivo, cafajeste..pega esse restaurante francês e ...olha, leva tua amante, safado...”
Silencio...Total...Sepulcral...Bateu o telefone na minha cara??? Não...Pior, acabou a bateria do meu...Justo nessa hora...o que ela vai pensar?? Meu Deus, que confusão é essa...
Corro por telefone fixo, a luzinha vermelha do recado do Dorival ainda pisca...Tento falar com minha mulher...fora de serviço..deve ter entrado no avião...aperto o botão...ouço o recado:
Chefe, seguinte: diz que a tal mina de Guarulhos é ponta firme, topa todas, desde quebrar o galho do pessoal da expedição, até correr de sala em sala do alto escalão...diz que a mulher gosta mesmo da coisa, trabalha com prazer, com garra...tem gente que paga o que for pra ela fazer um trabalhinho por fora....Agora, se prepara que o negocio tá
mais fácil do que você pensa..ela só precisa de uma coisa: perfume...deu perfume, acertou na mosca...Alias, eu se fosse você, até gastaria um pouco mais, pra impressiona, para trazer ela pra gente...
Por que ela até pode ser filial, mas tem que ser matriz......
Ah, outra anotação: “Despedir Dorival”...
terça-feira, agosto 12, 2008
A COMEDIA NO BRASIL: do Padre Anchieta ao Stand up
Foi com a chegada do Padre Anchieta ao Brasil, por volta de 1553, que iniciou-se o teatro por aqui... Um teatro mais voltado a catequese que ao espetáculo, seus originais tinham títulos como
"Na Festa de São Lourenço", "Pregação Universal", "A Santa Inês", "Na Vila da Vitória". "Mistério de Jesus" e "O Rico Avarento e o Lázaro Pobre".
Já a comedia brasileira oficialmente começa em 1838 quando foi lançado O Juiz de Paz na Roça, obra de Martins Pena que marca o início da comédia brasileira.
Martins Pena é na verdade o fundador da comédia de costumes brasileira,. Em sua rápida carreira (morreu aos 33 anos de idade) figuram 20 comédias que constituem, de acordo com o critico e ensaísta Silvio Romero, "o papel histórico da vida do país, na primeira metade do século XIX". Embora dotado de uma linguagem realmente popular, sua comedia, as vezes sátiras artificiais já distantes da platéia de hoje, podem surpreender na mão de bons diretores, que tem remontado com êxito várias de suas peças, como por exemplo, O Noviço.
Já o teatro de revista tornou-se o grande gênero popular no Brasil mais perto do final do século XIX.
Pode-se caracterizar o teatro de revista como um veículo de difusão de modos, e de novo, de costumes, como um estimulador do riso e da alegria através de falas irônicas e de duplo sentido e canções maliciosas...
A questão visual era de grande importância, e por isso, os cenários criados eram fantasias multicoloridas, O corpo, neste contexto, era muito valorizado, fosse pelo uso de roupas exóticas ou pela nudez das vedetes, a estrela típica desse tipo de espetáculo....
O acompanhamento musical também era uma de suas características marcantes. Seus autores acreditavam que comentar a realidade cotidiana com a ajuda da música tornava mais agradável e eficiente a transmissão das mensagens.
Seu texto concentrava-se na “revista”, ou seja, na recapitulação dos principais acontecimentos do país no ano precedente da estréia da peça, retratados de forma cômica, política e crítica. Além disso, o teatro de revista revelou artistas de renome, que tornaram-se, imediatamente, idolatrados por todo o país. É o caso de Araci Cortes, Grande Otelo, Bibi Ferreira, Mara Rúbia, Sonia Mamede(Foto), Virgínia Lane, Renata Fronzi, Carvalhinho, entre outros
Pode se destacar Oscarito como um dos nomes mais lembrados entre os comediantes brasileiros, por sua atuação tanto no teatro, como no cinema e tv numa carreira longa de mais de mais de 30 anos e descendente de uma quatrocentona família circense.
Um embrião do chamado stand up comedy, foi Silveira Sampaio , o primeiro one-man-show do Brasil...
Autor de uma dramaturgia muito original, atuou em quase todos seus espetáculos sempre com platéias cativas. "A Inconveniência de ser Esposa", "Da Necessidade de ser Polígamo" e "A Garçoniere de meu Marido", fazem parte da "Trilogia, do Herói Grotesco".
segunda-feira, julho 21, 2008
SAMBA DE UMA NOTA SÓ
Quando você hoje cai na gargalhada ao ver a pobre e desnorteada cantora da noite tremer de pensar se Marly Marley do Programa Raul Gil vai se emocionar as lagrimas com sua interpretação de qualquer coisa que Alcione gravou num lado B perdido nos LP´s dos anos 80, não imagina como a coisa chegou até ai.
No começo era Mozart...não que ele tenha inventado a coisa, mas a ira e inveja que seu rival Salieri tinha dele era tanta, que já naquele tempo fez de tudo pra que ele não fosse convidado a tocar pra nobreza.
Mas tentar expulsar o descabelado adolescente de um castelo na Europa só aumentou sua fama.
Se fosse hoje, ou mês passado, sairia em tudo que é capa de revista. Namorando a Adriane Galisteu....
Diz a lenda que só era permitido a Mozart escrever para a Igreja até muito tempo depois dele saber como despentear a peruca...Contam inclusive que ele se inspirou no orgasmo feminino para criar o “Alleluia”.
Foi o maior sassarico da paróquia!!!
Foi dele também a idéia de fazer tudo em quatro movimentos: no primeiro, um loungezinho discreto, todo mundo se olhava, mas ninguém se tocava..no segundo, mais dançadinho, era uma agarração gostosa...o terceiro movimento já partia pro “Stacatto” e o quarto movimento, como o nome sugere, acontecia bem longe da fuzarca do salão de festas...
Ou seja, era no quarto, com quatro movimentos que reis e duques ouviam a mulherada gritar “Alleluia”.
Se fosse hoje, provavelmente o Mozart estaria tocando piano pra funkeiro e se divertindo muito...por que musica é isso: muita diversão..mesmo quando cantada em show de Calouros...chora Marly, chora.....
sábado, julho 19, 2008
sexta-feira, junho 20, 2008
Entrevista UOL
Entrevista feita na época de lançamento de NOCAUTE....agora, vcoe vai poder ver no TEATRO NAIR BELO a partir do dia 04 de junho...veja o teaser....aqui mesmo
quarta-feira, maio 28, 2008
Harold Nicholas cantando com Eddie Cantor e Lucille Ball
domingo, abril 27, 2008
NOCAUTE.................
Mais uma foto do Ronaldo Aguiar...NOCAUTE....palco do Teatro Folha....
NOCAUTE fica em cartaz no Folha ate dia 08 de maio...depois, mudamos de teatro....
E dia 10/Maio - 20h30, NOCAUTE em ITU
TEMEC
Rua Cuiabá, 61
Informações: 11 4022-0206
40,00 (bilheteria), 30,00 (antecipado até 09/maio), R$ 25,00 (Associados Periscópio - Promocional c-Flyer) / R$ 20,00 (meia)
Local de Venda:
Itu
Temec - 4022-0206
Loja Camarim - Plaza Shopping 4023-5719
Salto
Ouro & Prata - 9 de Julho, 65 - 4028-1118
domingo, fevereiro 10, 2008
NÃO PERCAM...NOCAUTE EM CARTAZ EM SÃO PAULO
NOCAUTE é a reunião dos textos que criei durante as tres temporadas que estive como mestre de cerimonias do CLUBE DA COMEDIA...agora, no palco, so com um banquinho e um microfone, estou em cartaz no Teatro FOLHA, em Sâo Paulo,todas as quartas e quintas, la pelas nove e pouco da noite..
UM MICROFONE, UM BANQUINHO, E MUITA HISTÓRIA...ISSO É NOCAUTE....
SERVIÇO
Local: Teatro Folha
Temporada: Até 08 de maio
Horários: quartas e quintas as nove, nove e pouco...............
Ingressos: R$ 25
Duração: 45 minutos
Classificação etária: 16 anos
Vejam aqui , marcelo mansfield em dois momentos de stand up no ALTAS HORAS...
sexta-feira, fevereiro 01, 2008
terça-feira, janeiro 15, 2008
segunda-feira, janeiro 14, 2008
FRASES FAMOSAS DE COMEDIANTES CLASSICOS
Assinar:
Postagens (Atom)