quinta-feira, outubro 02, 2008

de uma vez por todas, o que é stand up


O STAND UP AMERICANO TEM SUAS RAIZES EM VARIADAS TRADIÇÕES DO ENTRETENIMENTO POPOLAR NO FINAL DO SECULO 19, INDO DO VAUDEVILLE E MONOLOGOS HUMORISTICOS (COM MARK TWAIN COMO UM MESTRE NOTAVEL) AO TEATRO YIDDISH E NUMEROS COMICOS CIRCENSES
A MAIORIA DOS COMEDIANTES ERA MERAMENTE VISTA COMO “CONTADORES DE PIADA” QUE ESQUENTAVAM A PLATEIA COMO UM NUMERO DE ABERTURA, OU MANTINHAM A PLATEIA ENTRETIDA DURANTE OS INTERVALOS...SER UM COMEDIANTE ERA CONSIDERADO UM DEGRAU PARA UMA CARREIRA VERDADEIRA NO SHOW BUSINESS
As piadas eram levemente sugestivas e muitas baseadas em temas comicamente óbvios, como falar sobre a sogra ou humor étnico.
Humor pesado, ou a comedia que era considerada indecente, era popular em muitos clubes noturnos,mas trabalhar com esse conteudo limitava muito a chance de um sucesso legitimo.

OS PAIS DA COMEDIA STAND UP ERAM OS MESTRES DE CERIMONIA, COMO ERAM CHAMADOS, NA EPOCA DE OURO DO RADIO. JACK BENNY, FRED ALLEM E BOB HOPE VIERAM DO VAUDEVILLE E GERALMENTE ABRIAM SEUS PROGRAMAS COM MONOLOGOS OU NUMEROS COMICOS


Os topicos se caracterizavam por improvisações e discussões sobre qualquer coisa, desde os últimos filmes até um aniversario esquecido...
Os programas geralmente se dividiam entre o monologo de abertura, números musicais, seguido de quadros ou uma historinha...Os convidados eram variados e incluíam outros comendiantes do radio da época, como Burns and Allen.
No caso de Benny e Fred Alllen, uma “briga” entre os dois comediantes foi usada como material cômico por quase uma década..


NO ENTANTO, COMEÇANDO NOS FINAL DOS ANOS 50 E PELA DECADA DE 60, UMA NOVA GERAÇÃO DE COMEDIANTES AMERICANO COMEÇOU A EXPLORAR TOPICOS PLITICOS, RELAÇÕES RACIAIS E HUMOR SEXUAL.
STAND UP COMEDY MUDOU DAS PIADAS RAPIDAS E TIRADAS PARA MONOLOGOS, GERALMENTE COM HUMOR SOMBRIO E SATIRAS



LENNY BRUCE TORNOU-SE PARTICULARMENTE INFLUENTE EM AVANÇAR OS LIMITES DO QUE ERA CONSIDERADO ENTRETENIMENTO ACEITAVEL, EMBORA ENTRE OS COMEDIANTES ESSES “AVANÇOS” JÁ OCOORIAM NO VAUDEVILLE, NUMA TRADICIONAL PIADA CHAMADO “THE ARISTOCRATS” QUE OS COMEDIANTES SO USAVAM ENTRE ELES MESMOS...COMEDIANTES NEGROS COMO REDD FOXX,SEMPRE RELEGADO A REVISTAS SEGREGACIONISTAS, TAMBÉM COMEÇARARM A SE APRESENTAR PARA AUDIENCIAS BRANCAS POR ESSA EPOCA...

Stand Up Comedy explodiu durante os anos 70, com muitos artistas virando grandes estrelas, baseado nas suas performances como comediantes stand up..O Stand up se expandiu de clubes noturnos e teatros para grandes concertos em estádios esportivos.
Richard Pryor e George Carlin seguiram o estilo de Lenny Bruce e se transformaram em icones da contracultura.Steve Martin e Bill Cosby tiveram nível similar de sucessos com números mais suaves.
O velho estilo de stand up comedy foi mantido vivo por Rodney Dangerfield e Buddy Hackett, que aproveitaram um renascimento em suas carreiras.
Programas como Saturday Night Live e The Tonight Show lançaram carreiras de outras tantas estrelas de Stand Up.

A grande popularidade do stand up levou a uma explosão de locais pra comedia, tanto para os comediantes locais ccomo para os comediantes em Turnê por varias cidades.
Muitas estrelas do Stand Up obtiveram grandes contratos com a televisão, e astros do cinema, como Robin Willians, Eddie Murphy e Billy Crystal testam seus números em aparições de stand up comedy.
Com a advento da HBO ( que pode apresentar os comediantes sem censura) e outros canais a cabo como Comedy Central contribuíram para o boom do stand up comedy.

Por volta de 1990 o excesso de comedia Stand Up levou ao seu declino com a inundação no mercado de comediantes considerados medíocres. No entanto comediantes conhecidos ainda dominavam as bilheterias mais altas, e os novos artistas se apresentavam em lugares menores para se estabelecerem...

Com o novo seculo, comedia teve um grande ressurgimento, graças ao surgimento de novos meios, como internet e canais de tv como o Comedy Central.
Esse renascimento ocorreu no mundo da comedia, com novos e jovens cômicos – muitos entre as idades de 15 e 29 – que encontraram seu caminho para o palco, evoluindo essa forma de arte para uma nova direção.

Apesar de muitos dos grandes clubes através do pais, Nova York e ainda considerada por muitos, como o coração da cpomedia stand up, com muitos dos jovens astros ascendentes assim como os mais renomados comediantes testando seu material no Comedy Cellar quando não estão em turnê. Caroline´s na Broadway é considerado como um dos principais clubes da pais para grandes estrelas, com performances que incluem Andrew Dice Clay, Bill Hicks, Colin Quinn, Gilbert Gottfried. Mitch Hedberg, Jery Seinfeld e muitos outros.

Los Angeles e outro grande mercado para stand up comedy sendo a casa da maior parte da industria americana do entretenimento, assim como proporciona aos comediantes stand up um “braço” para a televisão e cinema. A cena cômica de Los Angeles constantemente apresenta mutos dos melhores cômicos do mundo apresentando-se em grandes casas, como The Laugh Factory, o Improv de Hollywood e o Comedy Store. Figuras proeminentes da comedia de Los Angeles incluem Dane Cook, Kathy Griffin, Don Irrera, Jay Leno e muitos outros.


Fora dos Estados Unidos há um crescimento na cena cômica no Canadá. Ingaterra, Irlanda e Paises Baixos e agora no Brasil, como o Clube da Comedia Stand Up